Hospital das Bonecas
"Não é algo palpável, mas é o diferencial deste hospital que “não trabalha com coisas, mas com afectos”" Manuela Cutileiro, proprietária do Hospital da Bonecas na sua família há 5 gerações.
De urgência ou com ferimentos ligeiros, chegam, desde 1830, a este hospital tão especial, inúmeras bonecas com os olhos postos na alta hospitalar. Peculiar, a história por detrás deste espaço tem início quando no número 7 da Praça da Figueira se encontrava uma ervanária. A proprietária fazia, na altura, bonecas de trapo e a sua habilidade não passou despercebida às pessoas que, a pouco e pouco, lhe começaram a fazer chegar bonecas ‘adoentadas’. Foi assim que tudo começou. Na família de Manuela Cutileiro há cinco gerações, o segredo deste hospital “que já faz parte da paisagem” é, para a proprietária, “trabalhar com afectos”.
Na loja vendem-se peças para casinhas de bonecas e, na oficina acima da loja, fazem-se cirurgias, restauram-se imagens, arranjam-se outros brinquedos e revisita-se o nosso imaginário infantil, através de “uma nostálgica viagem no tempo” que tem lugar nas várias salas transformadas em Museu e que fascina locais e forasteiros.
Visite-nos: Praça da Figueira 7, 1100-240 Lisboa hospitaldebonecas.com | T. (+351) 213 428 574